Até 13 de Outubro 2019
14 de Novembro 2019
Cursos Pré-Congresso
Limite de 50 inscrições por curso
Inscrições limitadas ao número de vagas
Inscrição 50 €
Limite de 50 inscrições por curso
Inscrições limitadas ao número de vagas
Inscrição 75 €
Submissão de Resumos
A data limite para a submissão de Resumos é a de 13 de Outubro de 2019.
Por favor consulte as normas para submissão.
Para submeter o seu Resumo por favor clique no botão abaixo.
Presidência e Comissões Congresso
-
Nuno Bragança
-
Patrícia Vasconcelos
-
Ana Corte Real
-
Catarina Lameiras
-
Clara Matos
-
Daniela Madeira
-
David Roque
-
Federica Parlato
-
Luísa Guimarães
-
Patrícia Vasconcelos
-
Rui Almeida
-
Teresa Branco
-
Alberto Mello e Silva
-
Alexandra Malheiro
-
Armando de Carvalho
-
Carlos Aguiar
Assistente Graduado de Cardiologia
Hospital Santa Cruz, CHLO: Coordenador da Unidade de Insuficiência Cardíaca e Coordenador Médico da Transplantação Cardíaca
Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa: Assistente Convidado do Departamento de Medicina Clínica -
Carlos Bello
-
Carlos Rabaçal
Ass. Grad. Sénior
Hospital Vila Franca de Xira, Direção do Serviço -
Cristina Gavina
Assistente Graduada de Cardiologia
Hospital Pedro Hispano-ULS Matosinhos: Diretora do Departamento de Medicina; Diretora do Serviço de Cardiologia
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: Professora Auxiliar Convidada
Sociedade Portuguesa de Cardiologia: Vice-Presidente biénio 19/21 -
Flávio Reis
PhD em Ciências Biomédicas (Farmacologia e Terapêutica)
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra: Investigador Principal -
Francisca Delerue
-
Francisco Araújo
Assistente Graduado de Medicina Interna
Hospital Beatriz Angelo: Coordenador de Medicina Interna
Sociedade Portuguesa de Aterosclerose: Vice Presidente
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: Coordenador Núcleo de Estudos Prevenção e Risco Vascular
-
Francisco Dias Azevedo
-
Franscisco Nóvoa
-
Isabel Palma
-
João Araújo Correia
-
João Morais
Centro Hospitalar de Leiria: Diretor do Serviço de Cardiologia e Coordenador do Centro de Investigação
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: Professor afiliado
European Society of Cardiology: Membro do Nominating Committee
Politécnico de Leiria: Membro do Conselho Geral -
João Porto
Assistente graduado
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra: Especialista em Medicina Interna -
João Sequeira Duarte
-
Jorge Polónia
Consultor Sénior de Medicina Interna (Hipertensão)
Faculdade Medicina Unversidade do Porto: Professor Associado com Agregação
Unidade Hipertensao Risco CV Hospital Pedro Hispano Matosinhos: Consultor -
José Barata
-
José Lomelino Araújo
Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna
Hospital Beatriz Ângelo: Director do Serviço de Medicina Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna -
José Luís Ducla Soares
-
José Manuel Silva
-
José Pereira de Moura
Assistente Hospitalar de Endocrinologia
Centro Hospitalar e Universitario de Coimbra: Assistente Hospitalar Graduado 1999 - Medicina Interna
Faculdade Medicina UC: Professor Auxiliar Convidado -
José Silva Nunes
-
José Vale Santos
Neurologista - Assistente graduado sénior
Hospital Beatriz Ângelo: Director Serviço
Hospital dos Lusíadas - Lisboa: Coordenador Serviço Neurologia
Ordem dos Médicos: Presidente do Colégio de Neurologia -
Juan Manuel Urbano
Assistente Graduado de Medicina Interna
Hospital Santa Luzia de Elvas: Diretor do Serviço de Medicina Interna
Dpto. Ciencias Biomédicas
Universidade de Extremadura: Professor Auxiliar
Cátedra de HTA e Risco Cardiovascular
Universidade de Salamanca: Professor Associado -
Luciana Couto
Faculdade Medicina da Universidade do Porto e ARS Norte/ ACES Gaia / USF Camélias: Professora Convidada Co-Regente de Medicina Preventiva e Co-Regente de Medicina Comunitária -
Luís Andrade
-
Manuel Carvalho Rodrigues
-
Manuel Teixeira Veríssimo
Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna
Centro Hospitalar Universitário Coimbra: Presidente CA Hospital Figueira Foz
Faculdade de Medicina de Coimbra: Presidente da SPA -
Pedro Marques da Silva
-
Pedro von Haffe
-
Teresa Branco
-
Vasco Barreto
-
Victor Gil
-
Victor Oliveira
-
Victor Paixão Dias
-
Presidente da República - Prof Marcelo Rebelo de Sousa
-
Ministro da Saúde
-
Presidente da Câmara de Peniche
-
Diretora Geral de Saúde
-
Bastonário da Ordem dos Médicos
-
Presidente da Assembleia Geral SPA (Prof. Frederico Teixeira)
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Nutrição e Alimentação
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia
-
Presidente da Sociedade Portuguesa Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão Arterial
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
-
Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
-
Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia
-
Presidente do Grupo de Estudos da Obesidade
-
Prof Polybio Serra e Silva
-
Prof Pereira Miguel
-
Prof Helena Saldanha
-
Prof Manuel Carrageta
-
Dr. Pedro Marques da Silva
-
Prof Mário Espiga de Macedo
-
Prof José Manuel Silva
-
Dr. Alberto Mello e Silva
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1975) Hospitais do Grupo Luz Saúde, (desde 2008): Cardiologista
Especialista em Medicina Interna (1986) e Cardiologia (1998)
Committee for the Regional Federation for Europe of the International Atherosclerosis Society (2017-2018) (2019-2021): Membro da Executive
Especialista Europeu de Hipertensão (2001)
Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (2011-2018): Presidente
NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa (2012-2018): Professor Auxiliar convidado de Medicina
Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (2003-2018): Director do Serviço de Medicina
Programa Download
LOCALIZAÇÃO

Hotel MH Atlântico
(interior)

Hotel MH Atlântico
(exterior)

Vista aérea da
cidade de Peniche

Ilha das Berlengas
ao largo de Peniche
Localização Mapa
Inscrição Congresso
INSCRIÇÃO: 120 €
Sócios da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose: 60 €
Médicos Internos do Ano Comum ou do Internato Complementar: 60 €
ALOJAMENTO
Quarto Single com pequeno-almoço incluído: 90 €
Perguntas & Respostas
REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
01. A data limite para o envio dos resumos é 13 de Outubro de 2019.
02. A submissão faz-se unicamente por via electrónica, através do site da SPA.
03. Serão admitidos trabalhos sob 2 formas de apresentação: Comunicações Orais (CO) e Posters Electrónicos (PE).
04. Todos os resumos recebidos serão submetidos a apreciação anónima por uma comissão de peritos (revisores científicos) designada pela Comissão Cientifica do CPA 2019 e de acordo com os seguintes critérios: Originalidade; Iconografia; Mensagem e Didactismo; Impressão Geral. Os revisores vão classificar os resumos no espaço de 4 semanas a contar da data final de submissão dos mesmos.
05. Os resumos não poderão conter no seu texto referencias que permitam identificar nem os autores, nem o serviço/hospital de origem.
06. Os resumos só poderão apresentar material original, não publicado ou apresentado previamente à realização do Congresso.
07. Os resumos devem ser informativos e concisos contendo: objectivos, métodos, resultados e conclusões.
08. Todas as abreviaturas devem ser definidas quando apresentadas pela primeira vez.
09. Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação.
10. No momento da submissão electrónica dos resumos devem ser preenchidos obrigatoriamente todos os campos previstos, nomeadamente:
Título: em maiúsculas
Nome dos autores: o nome do que fará a apresentação deve ser indicado em primeiro lugar – não indicar títulos e/ou cargos
Instituição: hospital e serviço – único local onde pode figurar esta informação.
E-mail:
Telemóvel:
Modo de apresentação preferido: oral ou poster.
Texto: limitado a 2000 caracteres (incluindo espaços) para CO e PE.
11. Toda a comunicação com o autores será feita por via electrónica, pelo que o endereço de e-mail do autor responsável pela apresentação deve ser comunicado obrigatoriamente (qualquer incorrecção na ortografia do mesmo é da responsabilidade dos autores).
12. Para apresentação dos trabalhos aceites, é imprescindível que o autor responsável pela mesma esteja inscrito no Congresso.
13. A Comissão Científica reserva-se o direito de selecção e da forma de apresentação.
14. Após serem notificados sobre a aceitação do seu trabalho para CO ou PE, os autores irão receber as regras detalhadas para a sua elaboração.
15. Não há suporte em papel, todas as comunicações são exclusivamente apresentadas sob a forma digital. As CO, deverão ser entregues no slide desk pelo menos 1h antes do início da sessão. No caso dos PE, os autores devem enviar o ficheiro do seu cartaz (PDF) até ao dia 13 de Outubro de 2019, de forma a permitir a sua preparação técnica atempada. O envio será feito obrigatoriamente através da plataforma informática a disponibilizar para o efeito. No Congresso, os autores vão dispor de um ecrã plano com tecnologia "touch-screen" para apresentarem os seus PE.
16. As apresentações sob a forma de CO não podem ultrapassar os 8 minutos + 2 minutos de discussão.
17. As apresentações sob a forma de PE não podem ultrapassar os 4 minutos + 1 minuto de discussão.
18. Cada sessão de CO e PE será moderada por dois peritos. Os moderadores preencherão uma grelha de avaliação para cada apresentação (de acordo com os seguintes critérios: Originalidade; Iconografia; Mensagem e Didactismo; Apresentação Oral e Discussão; Impressão Geral).
19. Será atribuído um prémio à “Melhor comunicação oral” e ao “Melhor Poster”.
NORMAS PARA A PREPARAÇÃO E ENVIO DE e-POSTERS
FORMATO: Full HD 16:9
RESOLUÇÃO: 1920 x 1080
POSIÇÃO: Vertical
Que programa devo usar?
A maior parte dos utilizadores recorre ao PowerPoint (PPT) e, de fato, é o programa que melhor se adapta, para que os posters fiquem com a resolução correta.
Note que, no final, terá sempre de converter o seu poster num file PDF, antes de submetê-lo.
Dimensões
Utilizando o PowerPoint (PPT)
1. As funcionalidades da aplicação serão iguais às, anteriormente, utilizadas, contudo acrescendo-lhes as de multi-touch (ZOOM IN, ZOOM OUT e SWIPE) para mudar de slide.
2. Os monitores Touch da Tecnovisão são HD e têm a resolução de 1920x1080.
3. O PowerPoint que nos deverá ser remetido deverá ter as dimensões indicadas (57,165x101,64) que deverá ser convertido em PDF.
Tipo de letra
Ao escolher as fontes para o seu poster garanta que têm uma leitura fácil.
Não misture e evite fontes de leitura difícil.
Este texto contém o tipo de letra mínimo a apresentar de forma a ser legível no ecrã.
Arial tamanho 11 podendo utilizar a funcionalidade Itálico e Bold.
Mesmo no tamanho 11 algumas fontes são de difícil leitura. Veja em baixo um exemplo.
Exemplo de fonte com fraca leitura: Brownalia tamanho 11.
Imagens
Ao selecionar imagens para o seu poster, procure que as mesmas tenham uma boa resolução, idealmente 300 dpi.
No momento da sua inserção, tenha atenção à relação entre o tamanho e o dimensionamento desejado.
As imagens com resolução de menor qualidade devem ter sempre um tamanho mais pequeno.
Bibliografia
Bibliografia com este tamanho de letra é de difícil leitura fonte: arial 9
Bibliografia com este tamanho de letra é de leitura impossível fonte: arial 8
Conteúdo
Ao criar o seu poster não se esqueça que o mesmo deve obedecer às normas criadas para o efeito.
Como converter o seu poster num PDF
Para converter o seu poster para um formato PDF a partir do PowerPoint:
1. Selecione opção “File.”
2. Clique “Guardar como" ou "Guardar como Adobe PDF”.
3. Na caixa “Nome do ficheiro” escreva o nome do seu poster.
4. Na caixa “Guardar com o tipo”, selecione “PDF".
5. Clique “Guardar”.
6. Abra o PDF para garantir que o ficheiro foi convertido corretamente.
Qual a data limite para o envio do meu poster?
O seu poster deve ser enviado até às 24h00 do dia 13 de Outubro de 2019.
Exposição de Posters
Durante o congresso/reunião, os posters selecionados estarão disponíveis para consulta nos monitores touch screen, disponibilizados para o efeito.
Contacto Secretariado
Sociedade Portuguesa de Aterosclerose
217 264 644 / 967 353 652