Submissão de Resumos
Até 15 Setembro 2019
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14 Novembro 2019

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Curso Introdução à Investigação Clínica

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Submissão de Resumos

A data limite para a submissão de Resumos é a de 15 Setembro de 2019.
Por favor consulte as normas para submissão.
Para submeter o seu Resumo por favor clique no botão abaixo.

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REGRAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

01. A data limite para o envio dos resumos é 15 Setembro de 2019.

02. A submissão faz-se unicamente por via electrónica, através do site da SPA.

03. Serão admitidos trabalhos sob 2 formas de apresentação: Comunicações Orais (CO) e Posters Electrónicos (PE).

04. Todos os resumos recebidos serão submetidos a apreciação anónima por uma comissão de peritos (revisores científicos) designada pela Comissão Cientifica do CPA 2019 e de acordo com os seguintes critérios: Originalidade; Iconografia; Mensagem e Didactismo; Impressão Geral. Os revisores vão classificar os resumos no espaço de 4 semanas a contar da data final de submissão dos mesmos.

05. Os resumos não poderão conter no seu texto referencias que permitam identificar nem os autores, nem o serviço/hospital de origem.

06. Os resumos só poderão apresentar material original, não publicado ou apresentado previamente à realização do Congresso.

07. Os resumos devem ser informativos e concisos contendo: objectivos, métodos, resultados e conclusões.

08. Todas as abreviaturas devem ser definidas quando apresentadas pela primeira vez.

09. Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação.

10. No momento da submissão electrónica dos resumos devem ser preenchidos obrigatoriamente todos os campos previstos, nomeadamente:
Título: em maiúsculas

Nome dos autores: o nome do que fará a apresentação deve ser indicado em primeiro lugar – não indicar títulos e/ou cargos
Instituição: hospital e serviço – único local onde pode figurar esta informação.
E-mail:
Telemóvel:
Modo de apresentação preferido: oral ou poster.
Texto: limitado a 2000 caracteres (incluindo espaços) para CO e PE.

11. Toda a comunicação com o autores será feita por via electrónica, pelo que o endereço de e-mail do autor responsável pela apresentação deve ser comunicado obrigatoriamente (qualquer incorrecção na ortografia do mesmo é da responsabilidade dos autores).

12. Para apresentação dos trabalhos aceites, é imprescindível que o autor responsável pela mesma esteja inscrito no Congresso.

13. A Comissão Científica reserva-se o direito de selecção e da forma de apresentação.

14. Após serem notificados sobre a aceitação do seu trabalho para CO ou PE, os autores irão receber as regras detalhadas para a sua elaboração.

15. Não há suporte em papel, todas as comunicações são exclusivamente apresentadas sob a forma digital. As CO, deverão ser entregues no slide desk pelo menos 1h antes do início da sessão. No caso dos PE, os autores devem enviar o ficheiro do seu cartaz (PDF) até ao dia 15 de Setembro de 2019, de forma a permitir a sua preparação técnica atempada. O envio será feito obrigatoriamente através da plataforma informática a disponibilizar para o efeito. No Congresso, os autores vão dispor de um ecrã plano com tecnologia "touch-screen" para apresentarem os seus PE.

16. As apresentações sob a forma de CO não podem ultrapassar os 8 minutos + 2 minutos de discussão.

17. As apresentações sob a forma de PE não podem ultrapassar os 4 minutos + 1 minuto de discussão.

18. Cada sessão de CO e PE será moderada por dois peritos. Os moderadores preencherão uma grelha de avaliação para cada apresentação (de acordo com os seguintes critérios: Originalidade; Iconografia; Mensagem e Didactismo; Apresentação Oral e Discussão; Impressão Geral).

19. Será atribuído um prémio à “Melhor comunicação oral” e ao “Melhor Poster”.

NORMAS PARA A PREPARAÇÃO E ENVIO DE e-POSTERS
FORMATO: Full HD 16:9
RESOLUÇÃO: 1920 x 1080
POSIÇÃO: Vertical

Que programa devo usar?
A maior parte dos utilizadores recorre ao PowerPoint (PPT) e, de fato, é o programa que melhor se adapta, para que os posters fiquem com a resolução correta.
Note que, no final, terá sempre de converter o seu poster num file PDF, antes de submetê-lo.

Dimensões
Utilizando o PowerPoint (PPT) 1. As funcionalidades da aplicação serão iguais às, anteriormente, utilizadas, contudo acrescendo-lhes as de multi-touch (ZOOM IN, ZOOM OUT e SWIPE) para mudar de slide.
2. Os monitores Touch da Tecnovisão são HD e têm a resolução de 1920x1080.
3. O PowerPoint que nos deverá ser remetido deverá ter as dimensões indicadas (57,165x101,64) que deverá ser convertido em PDF.

Tipo de letra
Ao escolher as fontes para o seu poster garanta que têm uma leitura fácil.
Não misture e evite fontes de leitura difícil.
Este texto contém o tipo de letra mínimo a apresentar de forma a ser legível no ecrã.
Arial tamanho 11 podendo utilizar a funcionalidade Itálico e Bold.
Mesmo no tamanho 11 algumas fontes são de difícil leitura. Veja em baixo um exemplo.
Exemplo de fonte com fraca leitura: Brownalia tamanho 11.

Imagens
Ao selecionar imagens para o seu poster, procure que as mesmas tenham uma boa resolução, idealmente 300 dpi.
No momento da sua inserção, tenha atenção à relação entre o tamanho e o dimensionamento desejado.
As imagens com resolução de menor qualidade devem ter sempre um tamanho mais pequeno.

Bibliografia
Bibliografia com este tamanho de letra é de difícil leitura fonte: arial 9
Bibliografia com este tamanho de letra é de leitura impossível fonte: arial 8

Conteúdo
Ao criar o seu poster não se esqueça que o mesmo deve obedecer às normas criadas para o efeito.

Como converter o seu poster num PDF
Para converter o seu poster para um formato PDF a partir do PowerPoint:
1. Selecione opção “File.”
2. Clique “Guardar como" ou "Guardar como Adobe PDF”.
3. Na caixa “Nome do ficheiro” escreva o nome do seu poster.
4. Na caixa “Guardar com o tipo”, selecione “PDF".
5. Clique “Guardar”.
6. Abra o PDF para garantir que o ficheiro foi convertido corretamente.

Qual a data limite para o envio do meu poster?
O seu poster deve ser enviado até às 24h00 do dia 15 de Setembro de 2019.

Exposição de Posters
Durante o congresso/reunião, os posters selecionados estarão disponíveis para consulta nos monitores touch screen, disponibilizados para o efeito.

Contacto Secretariado

Sociedade Portuguesa de Aterosclerose

217 264 644 / 967 353 652

spageral@mail.telepac.pt